Na madrugada de hoje recebi um belo twitt do @neur0ner (neurOn) linkando uma postagem do Coldbird (parceiro do Liquidzigong) em seu blog.
No post ele relata sobre o desenvolvimento do 6.35 PRO-B, os planos para o futuro do 6.35 PRO e com maestria ele fala sobre a "concorrência" na cena PSP e mais.
Adaptei o texto original (sem GoogleTranslate) e dei destaque as partes mais interessantes, confiram...
"Voltamos com novidades sobre a evolução do CFW 6.35 PRO-B!
Agora será possível executar jogos PSX com eboot's personalizadas, o que vem a completar a compatibilidade com os jogos do PS1, já que os da PSN já são bem aceitos com a recente versão do 6.35 PRO (A4). No momento estamos corrigindo alguns bugs que ocorrem com as eboots geradas a partir de multi-discos, já as eboot provenientes de apenas um disco estão correndo bem.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e informar a todos sobre os planos para o futuro do 6.35 PRO. Nas duas primeiras subdivisões (A e B) estamos trabalhando com o CFW off-line.
PRO-A serviu para estabilizar o CFW, corrigir bugs, etc.
Em PRO-B queremos incluir os jogos PSX, como iniciamos na A4, e possivelmente o Menu Recovery que desejado por todos, para permitir os plugins. Quando os resolvermos os bugs, partiremos para temática de desenvolvimento on-line do PRO-C .
PRO-C, por sua vez, será a ultima versão da serie do CFW PRO, todas versões da continuação serão de código licenciado com GPL.
Isso marca nossa ultima tentativa em salvar a cena PSP, que se corrompeu há muito tempo. As pessoas ficam discutindo sobre quem é o melhor (referência entre 6.20 TN e 6.35 PRO) e os desenvolvedores, ao invés de compartilhar seus conhecimentos, acabam dificultando o desenvolvimento, mantendo o código fechado, comportamento esse conhecido por Total_Noob, Dark_Alex, TeamGen, etc...
Antes que alguém diga que estou errado, é bom pensar um pouco sobre a situação, pois já teríamos um CFW para 6.XX há muito tempo, mas o "trabalho personalizado" em CFW dificulta o acesso de quem quer fazer algo.
Para garantirmos que o PSP continue vivo após a atenção da Sony se voltar pro NGP, temos que trabalhar junto em um código base, bom e estável e melhorá-lo juntos, ao invés de lutar por algo estúpido que muitos desenvolvedores estão a fazer.
Iremos fechar o código do PRO-C, pois temos a intenção de entrar na Genesis Competition com 6.35 PRO-C para que possamos recuperar o dinheiro investido na cena até agora (3 PSP meus deram brick no desenvolvimento do CFW para vocês ... descansem em paz). Até o momento só recebemos um total de 5 doações, que nem de longe pagam o custo em desenvolver um CFW.
Então acho justo fechar o código agora para que possamos participar na competição e evitar que alguém use nossa base e concorra junto com a gente com o nosso código (atente ao falsário m33_user que distribui nosso CFW com a marca M33).
Bem, acho que isso resumi nossa situação e planos futuros, agora vou verificar as ultimas compilações e fiquem ligados, quem sabe, o lançamento CFW 6.35 PRO-B seja breve!
Saudações, Coldbird.
Via: Blog Coldbird
GAMESCOLA FALA
O que ele diz é bem claro, mas confuso ao mesmo tempo. Hora defende o opensouce e desenvolvimento em conjunto dos CFW, hora fecha o código pra entrar em uma competição. Ninguém pode negar que ele, de fato merece recuperar seus prejuízos (como eu não sei), sacrificar 3 PSP pra fazer a alegria do mundo inteiro é um lance bem esquisito.
Se o PRO-C entrar na Genesis Competition espero que ele leve o premio, pois o Coldbird falou de algo belo que deveria ocorrer na cena PSP, o desenvolvimento em conjunto, o bem mútuo. Caso ele ganhe, será ótimo, pois quem sabe, ocorra um efeito em toda cena onde quem sai ganhando (e perdendo também) são todos.
E você? Faço aqui meu convite: dê sua opinião a respeito do caso. Você defende o ponto de vista do desenvolvedor?
ÚLTIMAS
Carregando...
0 comentários:
Postar um comentário