Já faz alguns meses que publiquei aqui no Gamescola, o tão comentado artigo com 3 motivos para se ter um console desbloqueado. No tal post, levantei um debate sangrando entre os alunos, leitores e amigos deste amigável site. Após apresentar os motivos para desbloquear um console, fechei a matéria com a seguinte questão “Você é a favor ou contra o desbloqueio?” ou, assim digamos “De que lado você está?”
Hoje, gostaria de prolongar o assunto em questão, o que acredito ser também de vosso interesse.
Antes de tudo, gostaria de informá-los que desbloqueio não é sinônimo de pirataria. Sim, de liberdade. Ok, podemos facilmente ligar a pirataria com o desbloqueio de consoles, mas são duas coisas diferentes. Pirataria é quando você vai à banquinha da esquina comprar backup gravado nas coxas e alimenta esse mercado ilegal. Se a produtora do game já perde com você baixando o jogo via shareamentos da vida, imagine outro cara que além de baixar, distribui o backup e de quebra ganha dinheiro – muito sujo – em cima disso.
Admito que o desbloqueio seja a porta por onde passa a pitaria, mas lembre-se: o desbloqueio também é uma alternativa e além de tudo significa liberdade. #FeelsBadMan
No cenário em que se encontra o PS3 em seu sub-mundo hacker, a historia é contada até o seu firmware 3.55 – sorte a sua se historia já ser outra ao ler este post. A Sony lançou seus updates, tampou as brechas do sistema e deforma justa impediu o acesso de quem optou pelo desbloqueio. Tivemos (?) resistência. É de conhecimento de todo gamer, o grandioso ataque a PSN que durou um mês de grande prejuízo a Sony e preocupação geral dos usuários do serviço. Aí apareceu o downgrade para o firmware 3.55 via gambiarras obscuras no hardware do PS3 que exigem conhecimento técnico. Fomos agraciados com FIX e eboots para jogarmos os lançamentos ainda no querido CFW 3.55 e agora só Deus sabe o destino que será concedido a todos que optaram pelo desbloqueio.
UNIVERSO DE JOGATINAS ONLINE – ESTAMOS FORA
Acho justo. Não estamos pagando as desenvolvedoras pelos seus jogos – leia-se trabalho. É justo não termos o acesso ao modo online, que é a graça de muitos jogos, principalmente os FPS’s. Mas quem é o culpado? Os impostos? Vídeo game da atualidade é entretenimento de luxo no Brasil? Confere. Ter o acesso ao online – que é somente através do original, obvio – é pra poucos. Quem curti sua partida de Modern Warfarfe online, desbloqueio é uma palavra desconhecida.
Vi muita gente abrindo mão do desbloqueio por não aguentar mais ficar off jogando games antigos. Essa turma, se abriu mão do desbloqueio é por que tem como comprar o original ou vai dar um jeito (brasileiros gonna brasileirar).
É como o titulo sugere. Um caminho de escolhas. On ou Off, de que lado você está?
VAMOS FALAR DE POLÍTICA?
Repito a abordagem que transmiti em 3 motivos para se ter um console desbloqueado. Um humilde assalariado brasileiro (ser mítico, que com apenas um salário paga água, luz, telefone, gás, IPVA, IPTU e mais um penca de impostos que não cabem entre aspas), nem com horas extras ou bicos extracurriculares conseguiria compras dois ou mais jogos originais em um mês - dois jogos/mês é a media de compra da classe baixa em alguns países na Europa. Taxa de juros é uma das mais elevadas do mundo. E o que dizer dos impostos? O que ferra não é o imposto que pagamos, é o retorno que NÃO temos. Como um amigo por aqui comentou, ou a parada é desviada ou é mal distribuída. Adivinhe quem é o palhaço, quem se ferra na brincadeira?
Da ora precisar de uma assistência médica - pela qual você paga - e ter/ver ali um total compreendimento do governo com os impostos arrecadados. Mas o que vemos/temos é isso que lemos todo dia no jornal (falta segurança, falta saúde, falta educação... falta tudo meu Deus).
E pra piorar, o “deixa pra lá” tá na alma do brasileiro. Quem aqui foi cobrar na prefeitura de sua cidade as promessas feitas na eleição? Esperar de braços cruzados não funciona. Vamos cobrar mais.
DÁ PRA COMPRAR ORIGINAL!
Sim! Veja só um exemplo de como o brasileiro é um cara mal educado economicamente: o fera compra um iPhone que custa quase 2.000 dilmas, faz jailbreak para não pagar por aplicativo que custa US 0.99, menos que R$ 3,00. Cara tem condições de pagar um gadget que custa um absurdo, mas não tem como comprar aplicativo de US 0,99? Explanem isso.
Já ouviram falar em Steam? Serviço de distribuição online de games originais e completos para PC mundialmente usado e inspirador de outros serviços do gênero como iTunes e AppStore, PSN e Live.
Jogo alguns MMOs online e curto certos FPS no PC. Há dois meses passei a usar a Steam e pago para baixar jogos ao meu alcance e desejo, sem custos de mídia física, sem impostos ou taxas arrecadadas pelo governo. O valor cobrado por cada jogo comprado na steam é bem mais que justo. Surgem promos com grandes títulos por US 3.99, por exemplo. Aí! Você ainda tem o acesso ao online e tudo o mais de direito.
Mesmo com a revolucionária forma de distribuição de games da Steam, reparem: Qual a plataforma que mais consome game pirata no mundo? PC.
Não quer pagar tanto imposto nos games? Ok. Vamos fazer compras na PSN, Live, Steam. Tranquilo baixar o Uncharted 3 via PSN com mais de 30GB com o seu plano de 1 Mbps da Velox, ou não (risos)?
Eu compraria games na PSN se minha conexão de internet permitisse. Onde está a infra-estrutura do país que quer sediar a copa?
QUEM DEVE TER O CONSOLE DESBLOQUEADO?
Você, caro aluno do Gamescola que trabalha arduamente e não tem dinheiro de sobra no fim do mês, pode dizer sem medo que apoia a cena hacker que lhe oferece um meio de se entreter após um semana dura de trabalho e que alimenta a classe alta e políticos/bandidos deste país de lento progresso.
Agora, não é que eu queira excluir alguém, mas vejo gente que se aproveita da cena hacker e ainda reclama de barriga cheia. Gente essa que compra tênis no valor de R$ 300.00/400.00 pra pisar em bosta de cachorro (é basicamente isso que um tênis faz!), mas diz não poder pagar 200.00, ou menos, por game lançamento, tem console desbloqueado e ainda fala mal dos devs e hackers por não serem mais eficientes. De todo modo o desbloqueio é pra todos.
Se você tem condições de pagar pelo original vai lá e compra. Não se esqueça de dar preferência as lojas e serviços online – lá você não PERDE dinheiro com impostos.
VAMOS DISCUTIR?
Chego ao fim do post, mas faço o convite aos amigos para prolongarmos o assunto mais uma vez. Dê sua opinião sobre e vamos discutir sadiamente sobre o desbloqueio de consoles.
0 comentários:
Postar um comentário