ÚLTIMAS
Carregando...

PSP Tutorial - Instalando CFW 5.50 GEN-D

Fala galera do Gamescola.
Essa é a atualização para 5.50 GEN-D que funciona com PSP's que estão com o CFW atual entre o 3.90 e o 5.00 M33 ou o 5.50 GEN-B2.

Não funciona com PSP's de modelo 3000 ou 2000 com a placa TA088V3 e com os seguintes CFW's: 3.60cfwenabler ou 5.03 GEN.

Na tentativa de instalar o 5.50 GEN-D em PSP's citados acima, o resultado vai ser brick.

Como saber o firmware do PSP?
Vá em Definições > Definições de Sistema > Informação de Sistema

Instalação
1 - Baixe e extraia o arquivo CFW 5.50 GEN-D [Gamescola].rar
2 - Conecte o seu PSP ao PC via USB

3 - Abra a pasta do arquivo extraído e copie a pasta “UPDATE

4 - Agora no seu MS(MemoryStick) procure e abra a pasta PSP, procure e abra a pasta GAME e dentro dela cole a pasta “UPDATE”.

5 - Volte para a raiz do seu MemoryStick que é onde se encontra as pastas ISO/MP_ROOT/MUSIC/PICTURE/PSP/seplugins/VIDEO.

6 - Na pasta extraída (CFW 5.50 GEN-D) copie o arquivo “550.PBP" e cole-o na raiz do seu MemoryStick

7 - Agora desconecte o seu PSP do PC e no menu XMB (menu onde contem os ícones: Configurações, Fotos, Musicas, Videos, Jogos e Internet) vá até Jogo > MemoryStick e execute o 5.50 GEN-D.

-Aguarde até aparecer a tela abaixo e selecione Enter


-Agora em nova tela, varias opções serão mostradas na seguinte ordem:
Flash Install CFW 5.50 GEN-D
Flash Instal OFW 5.50
Flash Instal any sony OFW
Instal XGEN PANDORA
Shuntdown
Reeboot Device

Dentre essas opções a única que nos interessa é a primeira: “Flash Install CFW 5.50 GEN-D”. Como já foi avisado, siga as nossas instruções. Jamais escolha outra opção, pois o nosso objetivo é apenas atualizar o PSP’s. Repetindo: Selecione somente a primeira opção, ela é que vai atualizar o seu PSP, esqueça as outras opções.

-Após selecionar Flash Install CFW 5.50 GEN-D, aguarde até o final da atualização. Não faça a loucura de desligar ou remover a bateria do PSP durante a instalação do CFW, pois o desligamento forçado fará com que o PSP dê brick, pois o mesmo foi desligado no momento em que sua memória Flash estava sendo alterada. Siga as nossas dicas e evite acidentes: durante o processo de instalação, deixe o cabo de força conectado ao PSP.

-Após a conclusão da instalação, será exibida uma nova tela confirmando o sucesso da instalação, além disso, será lhe dado duas opções: Presione X para reiniciar o PSP e pressione O para desligar. O certo seria pressionar X para o PSP reiniciar.

Presione X nesta tela

-Vamos agora confirmar se o seu PSP foi realmente foi atualizado. Vá em >Definições de Sistema > Informação do Sistema, verifique o Software de Sistema. Se estiver em 5.50 GEN-D (Full) é sinal de que tudo ocorreu bem e seu PSP já está pronto para rodar os novos jogos. Caso não apareça 5.50 GEN-D (Full) em seu Software de Sistema, repita todo o processo e certifique-se que você fez tudo corretamente.

Pronto, mas antes de correr para o abraço vamos dar uma breve configurada no menu de recovery. Essa configuração é de extrema importacia, é ela que deixa seu PSP pronto pra rodar qualquer jogo. Para configurá-lo faça o seguinte: desligue o PSP segurando a alavanca Power por uns 5 segundos, em seguida ligue o seu PSP segurando o R, agora você está no menu de recovery. Vá em “Cofiguration” e depois vá em “UMD mode”, aperte o X até UMD mode ficar dessa forma (currently: “M33 driver –NO UMD-), agora saia (vá até “Back”) e em seguida procure por “Exit” que está logo abaixo. seu PSP retornará para o menu XMB. Pronto, corra pro abraço.

56 comentários: Leave Your Comments

  1. olá,meu psp possui firmware 3.71 m33,tentei fazer esta atualização do turtorial...fiz todo o proçedimento,mas logo após apertar enter na tela preta onde diz yoshiriro psp xgen updater,meu psp desligou,ligo e faço o mesma coisa,e quando aprto enter nesta tela ele desliga....o que eu faço,dez de já obrigado!!!
    maicomferreira@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, deixa um nome na proxima. Sua resposta foi enviada para o seguinte endereço de email: maicomferreira@brturbo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou tendo o mesmo problema acima, mais especificamente, ele desliga na hora do "load modules from UPDATE". Minha cfw é a 3.90 M33.
    sommorpg@yahoo.com.br

    Por favor me ajudeeeem!

    ResponderExcluir
  4. Atualizei meu cfw pra um 5.50 da GEN, e depois tentei ir pro D novamente, e deu certo!!
    Valeu pelo tutorial, e agora, partindo pro D2!

    ResponderExcluir
  5. oi eu coloquei a gen-d e fui colocar o novo jogo invizimals com a nova camera, AI CONSTA QUE EU ESTOU COM O FW 9.90 QUANDO EU COLOCO O UMD APARECE DOIS ICONES UM PARA ENTRAR NO JOGO E OUTRO QUE MOSTRA O CFW9.90 TENTEI COLOCAR O CFW 6.00 MAS MOSTRA ESSAM MENSAGEN (O SOFTWARE DO SEU SISTEMA PSP TEM A VERSAÕ 9.90 NÃO E NECESSSARIO ACTUALIZAR POR FAVOR ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, deixa um nome na proxima. Seguinte amigo se você colocar o 6.00 vc vai bloquer o seu PSP e não vai ter mais volta, Ou seja, atualizou pro 6.00 não pode mais rodar ISO's direto do MemoryStick. NÃO ATUALIZE PARA 6.00 JÁ MAIS.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo, outra dica: Pra rodar o Invizimals em formato ISO (se poder esqueça o UMD) basta atualizar o PSP para CFW Gen-3 neste link

    http://gamescola.blogspot.com/2009/12/psp-tutorial-cfw-550-gen-d-atualize-ja.html

    ResponderExcluir
  8. Pelo que li o GEN não corre o Invizimals!
    Alguém tem certeza?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo, vc já tentou rodar a ISO do Invizimals no CFW 5.50 GEN-D3? Como niguem tem certeza, por que vc não tenta? E deixa um nome na proxima fera...

    ResponderExcluir
  10. Estou tendo o mesmo problema , mais especificamente, ele desliga na hora do "load modules from UPDATE". Minha cfw é a 3.90 M33.

    ass:audaz

    lordrocha007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Audaz: como vc está em versão antiga do M33 primeiramente será nescessário vc instalar o GEN-A, depois o GEN-B e em seguida o B2 e pular direto pro 5.50 GEN-D3. Segue abaixo a ordem de istalação e seus respectivos tutoriais:

    CFW 5.50 GEN A-B: http://gamescola.blogspot.com/2009/11/psp-tutorial-instalando-cfw-550-gen-b.html

    CFW 5.50 GEN B2: http://gamescola.blogspot.com/2009/11/psp-atualizacao-cfw-550-gen-b2.html

    CFW 5.50 GEN D3
    http://gamescola.blogspot.com/2009/12/psp-tutorial-cfw-550-gen-d-atualize-ja.html

    ResponderExcluir
  12. ola WALDEIR sei que corro o risco de bloquear meu psp e tenho setesa que quero fazer isso.(OUTRA TENHO UMA LOJA QUE TA PRACAIR O DESBLOQUEIO)e naum e o UMD e a camera que nao entra por favor me ajuden a colocar cfw 6.00

    ass:fabio

    ResponderExcluir
  13. Fabio, agora sim eu entedi o que vc quer. Desculpa qualquer coisa fera. Vamos lá: pra poder instalar o firmaware original 6.00 tem dois jeitos. 1) Com alguns jogos originais, 2) Baixar o pacote com o firmware de algum lugar que vc confie.

    ResponderExcluir
  14. entao masjja tenho baixado mas colo no pasta psp/game e naum le fala que meu fw e 9.90 e naum e preciso atualizar e naum estra me ajuden por favor

    ass:Fabio

    ResponderExcluir
  15. Boas Festas.
    Recebi o invizimals e tenho 5.50 gen d3 e ao actualizar para 6.00 para reconhecer camara diz que tenho instalado o 9.90 e não actualiza. Help

    ResponderExcluir
  16. Fabio & Tommy, vcs dois estão com o mesmo problema e até onde sei, o jeito será esperar por uma atualização do TeamGen (equipe que densenvolve) que corriga esse erro. Estou de olho e se aparecer solução pra tal fato, criarei emediatamente um post. E se por ventura vcs conseguirem algo, comentem!

    Boas festas á todos!!!!

    ResponderExcluir
  17. Opa, blz??

    Cara, comprei um psp fat usado de um amigo. Ele esta na versão 3.71 m33....posso atualizar direto para esta versão??? ou tenho que atualizar gradativamente???

    ResponderExcluir
  18. Descobri num site espanhol a questão da actualização de 5.50 d-3 para o 6.00 oficial para poder jogar os invizimals com a camara preta:
    si lo que quieres es actualizar a 6.00(oficial) es simple. en el xmb dale al select y en usb device lo pones en flash0,ahora conectala al pc via usb,entra en vsh/etc/y remplaza el txt por este:http://www.megaupload.com/?d=8BINMW7H

    Resolveu.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Tiago, seguinte fera, pra instalar o 5.50 GEN-D é nescessário estar com o 4.01 M33(OU ACIMA) ou ir instalando os GENs gradadivamente. Siga a ordem abaixo que não tem erro:

    GEN A/B
    GEN-B2
    GEN-D3

    ResponderExcluir
  20. Tommy, valeu fera, vc vai ajudar o restante com essa sua dica.

    ResponderExcluir
  21. ola tomi por favor me envia o site ou melhor faz passo a passo que eu tambemm tenho o mesmo problema com a camera preta
    ass:fabio

    ResponderExcluir
  22. olha naum entendi nada por favor passar passo a passo
    ass:fabio

    ResponderExcluir
  23. gostaria de saber se tem como eu remover o fw 6.00 do meu psp ou se ja existe um cfw pra tal versão

    ResponderExcluir
  24. Anônimo deixa uma nome na proxima...
    Seguinte fera não há com remover o firmware 6.00 e não há nenhum CFW pra ele. O jeito é ir comprando UMD até sair algo...

    ResponderExcluir
  25. Alguem sabe porque quando instalei o CFW 5.50 o meu gpsp (emulador de GBA) parou de funcionar? Funcionava ok no 3.03 OE-B e (acho) no 4.0 GEN.

    Agora dá erro 80020148. Alguma idéia?

    ISO roda normalmente...

    ResponderExcluir
  26. nadinha cara tem sim, bateria de pandora resolve o problema (dario)

    ResponderExcluir
  27. Simplesmente, vai ver essa versão do seu emulador deve ser muito antiga e não compativel com o GEN-D

    Dario, e se o PSP for um modelo 3000? Tem pandora pra ele? Se tiver avisa que compro uma.
    De qualquer forma, valeu pelo compremento.

    ResponderExcluir
  28. Waldeir,
    Era isso mesmo. Custei um pouco para achar, mas aqui tem uma versão mais nova do gpSP que é compatível com o CFW 5.50 GEN-D3 (comprovado aqui ano meu PSP Phat):
    http://bit.ly/674CLy
    Valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  29. (DARIO)NAO MEU PSP É O 2000

    ResponderExcluir
  30. Meu nome é Yago, quando eu tento instalar, meu PSP desliga automaticamente, isso ja aconteceu 3 vezes, oq eu faço ?!

    meu e-mail é : menezes.potter@homail.com

    ResponderExcluir
  31. Fala amigao, tenho um psp fat 1001 e tinha o firmware 4.01 m33-2, instalei esse novo firmware
    CFW 5.50 GEN-D, porem os jogos quando inicio eles aparece o erro 80020148. pode me ajudar??
    Outra coisa, meu irmao tem um psp 2001 com o firmware 4.01 m33-2 tb, ele pode instalar esse novo firmware? Ou vai brikar o psp pra sempre?? No caso dele, jogos antigos rodam sem problema, e ateh alguns novos, como nds shift, mas alguns outros jogos novos nao rodam, como por exemplo
    GI Joe, o que pode ser feito quanto a isso?
    Muito obrigado desde ja
    Pedro
    doriva_paivarj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. fiz a atualizacao tudo certo, na hora que chegou na tela que aparece yoshiro e etcs, eu dei enter e apareceu uma tela preta escrito

    ''Table_mode 3'' alguem sabe oq eh? tenho que esperar quanto tempo ateh ela sair? vlws

    ResponderExcluir
  33. YAGO, Claudio, por favor informem com o modelo do PSP e qual o atual Firmware dos mesmos, só assim poderei ajudar.

    ResponderExcluir
  34. meu psp da um erro nao foi possivel iniciar o jogo(ffffffff)me ajudem

    ResponderExcluir
  35. Anõnimo deixa um nome na proxima ok?
    Seguinte fera, vc já deu uma configurada no MENU RECOVERY? Então olha aew no final do tuto.

    ResponderExcluir
  36. meu nome é raphael
    to com a cfw 5.50 gen d3 e nao consigo rodar o jogo gi joe ele nem reconhece no memory stick e o jogo avatar ele inicia na boa mas qnd vou jogar ele trava e desliga meu psp
    epero por ajuda
    vlw

    ResponderExcluir
  37. Raphael, se o problema é só com esses dois jogos, te aconselho baixa-los de outro lugar. Dá uma olhada aew, se der certo avisa...

    ResponderExcluir
  38. Olá amigo.

    Usei o Gen d3 para atualizar meu PSP de 5.00 m33 atravez de um outro Blog. Acabei seguindo as instruções de forma errada e coloquei na 2ª opçãom o que fez meu PSP ficar com firmware 5.50 original. Não tenho uma bateria pandora, sera que tem jeito?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  39. Pobos, mesmo vc vindo de outro blog vou te dar a dica > Encontre alguem que tenha a bateria de Pandora, é o unico jeito.

    ResponderExcluir
  40. eu tenho uma psp 3.90 M33-2...Posso fazer o upgrade directo pa esta versao 5.50gend ou tenho k instalar versoes anteriores?

    e-mail: dpirra15@gmail.com

    joca

    ResponderExcluir
  41. Joca, sua resposta foi enviada para o seguinte email: dpirra15@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Luciano merlin08/02/2010, 18:50

    Boa noite amigos.. estava aki lendo o blog de voces, e só entao to me sentindo confiante pra "fuçar" no meu psp. vamos la..

    meu psp eh 2001 e esta destravado com a 4.01 m33-2. eu queria coloca pelo menos as gen-b ( minha esposa ama os emuladores de supernes) e parece q nas outras versoes nao funfa. gostaria de um mini tutorial com o todo o procedimento.. oque baixar, como colocar, em q ordem executar.. oque puder me ajudar eu ficaria muito grato de coraçao. muito obrigado e boa noite.

    ResponderExcluir
  43. Luciano merlin, seguinte fera acho que tenho aqui uma solução, atualizar seu PSP para a versão mais atual o GEN que é a GEN-D3 e em seguidar te passar o emulador do SNES funcional no GEN-D3, basta seguir a ordem dos links abaixo:

    TuTORIAL CFW 5.50 GEN-D3
    TUTORIAL SNES EMULADOR

    ResponderExcluir
  44. Luciano Merlin10/02/2010, 16:48

    Waldeir..

    cara.. obrigado por responder minha pergunta e se disponibilizar a ajudar.. mas ate q num vinha a resposta eu fui ficando impaciente pq eu queria jogar o pes 2010 e num dava.. ae li e reli o tudo dessa pagina umas 1000x ate me convecer de q ia arriscar! mandei meu cabo usb no psp, baixei o firmware, fiz tudo direitinho como escrito.. fui conferindo o resultado e rindo sozinho com cada passo q dava certo. atulizo, resetou, fiz o esquema do menu recovery e corri para o abraço!! xD. esta tudo funcionando 100%, jogos novos, antigos, saves, emuladores etc. soh voltei aki pra agradecer novamente pelo tutorial explicadissimo e o trabalho q vcs fazem pelos fans de psp. MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  45. Luciano Merlin, valeu pelo apoio, não deixe de visitar o Gamescola e torne-se vc tbm mais um dos nossos alunos...

    ResponderExcluir
  46. Bom Dia ^^
    O meu psp fat- 1001 tem a Firmware 3.80 m33-5. Qual a vantagem de atualiza-la? Corro o risco de matar o aparelho no processo? E qual e o processo?

    Desde ja, muito obrigado^^
    Daniel

    email: danielroatt@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Daniel, seguinte fera, no seu caso basta seguir a ordem de tutos abaixo para deixar o PSP atualizado ao maximo:

    GEN A/B
    GEN-B2
    GEN-D3

    ResponderExcluir
  48. Tenho Um PSP FAT1003, roda bastante iso e cso mas em muitos casos trava e dá uma msg de erro, será que atualizando para este firmware vai funcionar legal???? como é o procedimento, tem o A o B, não entendi muito isso.

    ResponderExcluir
  49. Meu Firmware é 5.00 M33, preciso de ajuda pois não roda todos os jogos PSP FAT1003.

    ResponderExcluir
  50. Adelson Martins, o CFW de atulização ideal pro seu PSP é 5.50 GEN-D3, só ele basta pra que você continue rodando todos os jogos seja ele antigo ou atual e pode ter certeza vai funcionar legal basta seguir o link abaixo:

    CFW 5.50 GEN-D3

    ResponderExcluir
  51. Oi, tudo bem?
    Mue nome é Carlos e fiz a atualização para o GEN D tudo certinho seguindo o tutorial mas o meu psp não inicia.. ele só fica lendo depois do logo tipo da Sony quando o liga. Eu já fiz toda a configuração e nada.
    Alguém pode me ajudar.
    email: zkrlos666@hotmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
  52. Carlos, faz o seguinte fera, após ligar o PSP, se ele ficar carregando a leitura abra a tampa do UMD espere um pouco e feixe-a novamente, qualquer coisa estamos aqui.

    ResponderExcluir
  53. Eu fiz todos os procedimentos nessessários para atualizar para o GEN-D3 e saiu tudo bem. Consegui jogar jogos que não rodavam, como Tekken 6, por exemplo. Porém, na hora em que ia jogar PES 2010 apareceu que meus saves estavam comrrompidos, não foi problema, comecei tudo denovo, porém, agora o PES 2010 fica travando e reiniciando com frequencia. O que eu posso fazer para corrigir esse bug ?

    ResponderExcluir
  54. Olá, meu psp1001 possui firmware 3.71 m33-2,tentei fazer esta atualização do turtorial...fiz todo o procedimento,mas logo após apertar enter, ele trava e desliga.

    Peço a gentileza que me ajude, meu email é trcoutinho@ig.com.br

    Att.,

    Thiago

    ResponderExcluir
  55. ola waldeir
    meu psp tem o gen b (full)
    e quando eu tento atualizar para gen d3
    ele da tela preta e o psp trava
    oque eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  56. Andre, o GEN-B é o 5.50? se for antes de instalar o GEN-D3 você intalar o patch do 5.50 GEN-B2 e em seguida por o D3.

    ResponderExcluir