ÚLTIMAS
Carregando...

PSP - Tutorial - Jogos do PS1 no PSP


Hoje iremos aprender a converter os jogos do nosso querido parceiro de guerra, PlayStation(PS1) para o seu irmão casula, PSP.

O tutorial é simples, mas exige total atenção sua. Além de ser extenso, o nosso tuto de hoje será um pouco mais complexo. Seguindo o nosso passo á passo não tem erro, basta prestar bastante atenção para correr para o abraço mais uma vez.

O que é PopStation?

Resumido e claro, o PopStation é uma ferramenta que permite o PSP rodar iso's (arquivos de imagem) do PS1 no formato Eboot.PBP. Para tal feito é necessário uma conversão dessa iso através de um programa chamado PSX2PSP que é muito útil e não muito complicado de se usar.

Iso's do PSX - Onde encontro?

Existem duas formas de você conseguir as iso's do PSX.

I - A primeira e mais aconselhável é a extração da iso do seu próprio CD do PS1
II - A segunda é baixando a iso de sites da internet, mas nem todos são aconselháveis, pois grande parte dos arquivos armazenados por tais sites não são estáveis e na maioria das vezes, acabam não servindo para conversão do PSX2PSP.

Magic ISO

O Magic ISO é o melhor programa para extrair a iso de CD de PS1. Ensinarei a vocês á como usá-lo logo após o download do mesmo.

Para baixar o Magic ISO >>CLIQUE AQUI<<

Após o download instale o programa em seu computador. Basta abrir o Setup.MagicIso.EXE esperar alguns instantes e clicar em "next" varias vezes até o final da instalação.

-Com o programa instalado, insira o CD do PS1 em seu PC
-Vá em Computador, procure pela unidade de CD/DVD onde está o seu disco. Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade e escolha a opção Magic ISSO, surgiram mais três opções, selecione a primeira “Make image file from: D”.
-O Magic ISO iniciará automaticamente e pedirá a chave de ativação do programa. Se você não tem a chave basta selecionar “Try it”.
-Uma nova janela surgirá e no primeiro espaço (Output File) escolha o destino da ISO que será extraída. Em “Output format” marque “BIN image file(.BIN/.CUE)” ou “Standard ISO images file (ISO)”.
-Verifique se a sua janela está certinha e clique em OK
-Aguarde o final da extração e se prepare para a conversão.

PSX2PSP

O PSX2PSP é o programa que utilizaremos para converter a ISO que você acabou de extrair ou baixar. O programa simples e não requer instalação.

Para baixar o PSX2PSP >>CLIQUE AQUI<<

-Após o download descompacte o arquivo com o Winrar e abra a pasta “Coverta PS1 para PSP”

-Dentro da pasta procure o ícone da Sony nomeado como PSX2PSP e dê um clique duplo sobre o mesmo.
-Será aberta uma janela como mostra a imagem abaixo
-Observe que á três itens selecionáveis nesta mesma janela, são eles: Options / Customize PBP / Convert Menu.

-Selecione o segundo item “Customize PBP”. 6 espaços em branco serão mostrados, vou explicar o que cada um pede.

Icon image: icon image é o ícone que representa o jogo mostrado no XMB do seu PSP em Games/Jogos. Escolha uma imagem no formato .PNG de tamanho 144x80.
Background image: como próprio nome diz, essa é a imagem de fundo do jogo no menu XMB. Escolha uma imagem no formato .PNG de tamanho 480x272
Information image: essa é imagem menos usada. Ela fica no canto da tela por cima da Background image. Na maioria das vezes é uma imagem com algum texto informativo á respeito do jogo. Ela não é obrigatória, mas se você estiver interessado basta procurar por uma imagem no formato .PNG.
Background music: musica de fundo que toca quando o cursor do PSP está sobre o ícone do jogo no menu XMB. Procure por um som no formato .AT3
Icon animation: mesma coisa do Icon image, a diferença é que esse ícone é animado e dá um toque especial na ISO. Adicione um arquivo no formato PMF.
Boot/ Warning image: não necessária, mas se você quiser colocar um imagem que será mostrada após a inicialização do jogo basta procurar por um no formato .PNG de tamanho 144x80

Veja como o meu Final Fantasy VII ficou


Agora você se pergunta: onde encontrarei ícones e imagens no formato .PNG de tamanho requisitado por este programa? Onde encontrarei sons nesse tal formato .AT3? Onde vou encontrar essa animação no formato .PMF? Também passei por isso, mas após um breve pesquisada encontrei um site que oferece todos esses arquivos prontos para o PSX2PSP e o melhor tem tudo para todos os jogos do PS1.

Para obter esses arquivos prontos >>CLIQUE AQUI<<

-Selecione o terceiro item “Convert menu”. 6 espaços em branco serão mostrados, mas basta utilizarmos três, vou explicar o que cada um pede.

ISO/PBP file: lembra da ISO que foi extraída ou baixada á pouco tempo? Clique nos três pontinhos e procure por ela no seu PC.
Output PBP folder: dê um local de destino para o arquivo que será convertido (Eboot.PBP)
Game title: se sua ISSO estiver certinha, automaticamente esse espaço será preenchido com o nome do jogo da sua ISO.

Veja como ficou o meu Crash Team Racing


-Agora clique em “Convert” e aguarde o final da conversão.
-Após a conversão copie a pasta que foi criada após a conversão e conecte o PSP ao PC via USB
-No seu MemoryStick abra a pasta PSP/GAME e cole a pasta copiada anteriormente.
-Saia do modo USB, vá em Games/Jogos no PSP e abra o jogo do PS1 que você acabou de converter.

Espero mais uma vez ter feito você correr pro abraço. Caso não consiga converter ou você tem alguma duvida á respeito, deixe o seu comentário e aguarde a nossa resposta em um prazo maximo de 48horas. Agora vou jogar aqui o meu CTR \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/ e até breve!!!

13 comentários: Leave Your Comments

  1. Tenho os arquivos certinhos para jogar mas quando inicio o jogo(RE3) ou outros a tela fica preta somente, tem alguma solução, tem algum popsloader para psp 3000? ou alguma alternativa. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse problema está ocorrendo com todos os seus jogos? No caso do RE2 não tem como passar de uma certa parte do game, pois popsloader não foi aperfeiço e apresenta muitos erros em aguns jogos e deve está acontecendo o mesmo com RE3.
    Outra coisa, qual o atual CFW do seu PSP?
    Espero suas informações pra tentar de ajudar...

    ResponderExcluir
  3. isso funciona com a versao 5.03 gen-c psp 3001? outra coisa, meu psp foi desblokeado via chicken seria possível, caso haja alguma atualização de firmware, que eu coloque essa nova versão sem ter q modificar muita coisa, correndo o risco de ''bricar'', ou seja, travar geral??

    ResponderExcluir
  4. Anônimo deixa um nome na proxima...
    Funciona sim fera, desde que vc pegue a pasta que contem o Eboot e coloque a mesma dentro da pasta PSP/GAME do seu MemoryStick.

    ResponderExcluir
  5. ola!!
    tentei jogar re3 e deu tudo certo...apareceu o jogo na tela entre os jogos de psp só que quando entro só fica preto também.
    destravamento gen 5.03 c com psp 3000...

    onde pego esse cfw pra te ajudar???
    abraços!

    ResponderExcluir
  6. Galera o Resident Evil 2 e 3 não funcionam mesmo, nem tentem já o Resident Evil 1 funciona direitinho. tenho apenas uma duvida. eu usava os saves do meu emulador epsxe no meu psp, mas perdí o tutorial e não estou conseguindo usar os saves no RE1. poderiam me ajudar com isso??? agradeço valews!!!!

    ResponderExcluir
  7. Pietrocom, seguinte fera, como vc usava um emulador, os saves são criados de uma maneira diferente do Popstation, o jeito é se aventurar novamente com a Jill naquela mansão macabra :)

    ResponderExcluir
  8. Consegui converter, tá funcionando perfeitamente xD
    Só tem uma coisa, a tela fico muito pequena, tem como aumentar o tamanho dela pra ficar no padrão dos jogos do PSP?

    obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEM SE VC CLICAR NO SIMBOLO DO PS IRA APARECER UM MENU QUE LA TEM A VARIAS OPICOES E TB A DE VC AUMENTAR O TAMANHO DA TELA

      Excluir
  9. Consegui converter, tá funcionando perfeitamente xD
    Só tem uma coisa, a tela fico muito pequena, tem como aumentar o tamanho dela pra ficar no padrão dos jogos do PSP?

    ResponderExcluir
  10. Daniel faz o seguinte:
    Começe o jogo no psp, e na ordem aperte : Home>Outras Definições>Modo de Ecrã> Ecra total.
    Espero ter ajduado vlw

    ResponderExcluir
  11. Pessoal pra quem jah tentou converter o Chrono Cross, mas travou no 1° mestre.

    http://psphome.webnode.com.br/news/tutorial-chrono-cross-psx-no-psp-rodando-100-/

    o tutorial eh basicamente o mesmo que o da gamescola, soh que mostra o "macete" pra rodar direitinho o Chrono Cross.

    espero que ajude quem tava procurando.


    Obs: Pessoal da Gamescola, só postei aqui, pq não sabia como mandar para vcs, para que a propria equipe postasse.
    Por favor seria de grande ajuda se fosse aberto um tutorial feito por vcs sobre essa questão (remake deste).
    Minha unica intenção foi ajudar.

    Parabens pelo trabalho de vcs, depois que descobri o blog de vcs... venho acompanhando constantemente.

    ResponderExcluir
  12. olá, no meu todos aqueles jogos que são alterados para fazer a dublação da erro na hora de converter, alguém sabe me dizer por da erro ?, tipo o resident evil dois normal da mais as versões dubladas que tem por ai já da erro !

    ResponderExcluir