ÚLTIMAS
Carregando...

Parabéns Gamescola - Uma idéia, um ano de vida.

Um ano se passará. Esse é o post que marca o primeiro ano de vida dessa idéia chamada Gamescola. Sendo franco, não sei muito bem como se faz um post de aniversario. Mostrar as estáticas e status alcançados no ultimo primeiro ano que se passou, talvez seja a coisa certa a se fazer. Os números não são de falar muito, por isso, antes de tudo, gostaria de contar a vocês como de fato criei o Gamescola e relatar alguns momentos decisivos que decidiram o futuro dessa idéia.

A idéia.
Tudo começou em Outubro de 2009. Na época, lembro que estava louco pra jogar Final Fantasy Dissidia no  PSP. Porem havia um problema. O game só rodava com uma maldita atualização de CFW. Juro que não entendia nada sobre CFW, apenas jogava e nada mais. Pesquisei, pesquisei e pesquisei novamente, não encontrei nada, aliás, encontrei sim: uma centena de sites e tutorias, mas nenhum tinha o que eu procurava. Nenhum deles passava confiança e credibilidade ao leitor, tinha algo incompleto naquilo. O medo tomou conta de mim, não queria confiar meu PSP á nenhum site.

Resolvi então procurar alguém de confiança pra atualizar o tal CFW. Conhecia um cara bacana, dono de uma loja especializada em portáteis. Ele atualizou numa boa e cobrou pelo serviço; R$ 30,00 foi o valor. Perguntei por que algo tão simples custava aquilo tudo, o cara falou “Não cobro por atualizar, cobro pelo meu conhecimento”.

Na volta pra casa, pensei “Por que não criar algo completo, que mostre confiança ao leitor, que seja entendido por qualquer um e (e o melhor) sem custos?”. Não era impossível, fui à luta. Depois de 20 dias de trabalho e muito estudo, com a ajuda do SemLimites, lancei o Gamescola no dia 21 de novembro/2010, se eu não me engano, parece que foi ontem.

No inicio era tudo novo pra mim e postava apenas o que eu sabia fazer, queria compartilhar minhas experiências e ajudar a qualquer um. O tempo foi passando, numero de leitores só aumentava, o site crescia a cada dia, a idéia estava dando certo, porem...

As pedras no caminho.
A primeira pedra foi superar o plagio. Quando algo é bom, é normal que alguém admire e até mesmo copie. Já fez algum trabalho de escola ferrenho que te custou horas de estudo? Imagine que esse mesmo trabalho seja copiado por alguém da turma, essa mesma pessoa entrega o trabalho sem muito esforço e nem ao menos te dá créditos. Talvez isso seja besteira, talvez mexa com seu ego. No inicio do GE cansei de contar o numero de sites que copiava o conteúdo daqui e créditos que é bom nada. Me frustrei pra caramba, foi a primeira vez que pensei em desistir. Superei o fato graças há uma frase de uma professora “Você só copia o que vale a pena ser copiado”. Com isso comecei a ver o plagio de uma forma diferente. Ainda fico chateado ao ver os posts do GE em outro lugar sem os devidos creditos, mas isso não tira meu foco e muito menos me faz baixar a cabeça. O plagio serve como uma provação. Alguém copiou por que é bom.

O tempo foi a segunda pedra superada. Houve um tempo (entre Abril e Junho/2010) em que fiquei praticamente só no GE. Todos colaboradores estavam bem ocupados. Em abril passei a ter dois trabalhos diferentes. Com isso, o cansaço + a falta de tempo = parada do GE. Muita gente pensou que o site tinha morrido, até eu pensei novamente em parar por definitivo. Fiz uma reorganização pessoal e profissional. Aumentei minha produtividade e passei a ter controle do tempo. Em Julho, logo após o término da copa e o fim do contrato com minha antiga fornecedora de internet, voltei a produzir matérias pro GE e não parei mais.

Ouve um fator que me fez pensar diferente á respeito do GE. Quero muito investir no site. Até então o GE não gerava nenhum tipo de receita. Nunca cobramos nada aos leitores e não usávamos a publicidade. Não queria (não quero) banners em meio ao nosso conteúdo. Mas foi preciso. Incluímos o programa do Google Adsense no final de agosto, explico os motivos e a seguir quais o objetivos.

Objetivos
Agora o GE gera receita, não é uma fortuna, a transparência é isso: desde agosto só conseguimos U$ 30,00 (em R$: 51,00). A receita gerada com a publicidade em espaços projetados (espaços que não atrapalham a visualização do conteúdo) não vão pro meu bolso, vão para os projetos que dependem de dinheiro para saírem do papel.

Compra do novo iTouch: Com ele iremos ter muitos posts, apps e novas vídeo aulas (graças a câmera do gadget) aqui no GE. Assim teremos um conteúdo mais vasto.

GETv: Programa quinzenal onde pretendendo apresentar, junto com os colaboradores, as novidades e o resumo dos ultimo 15 dias. O programa depende da Compra do iTouch.

Servidor privado: Sabe o blogspot.com no endereço do GE? Ele está ali por que o site é hospedado pela plataforma Blogger, um recurso gratuito do Google que coloca o subdomínio blogspot no endereço do site. Quero pagar um servidor e deixar o endereço assim: “gamescola.com”. Pra isso só falta recursos.

Gamescola Plus: Um serviço que irá se agregar ao Gamescola, mas que exige sérios investimentos.

Com a receita do Adsense, talvez em 2015 eu consiga comprar um iTouch, pagar um servidor e lançar o Gamescola Plus. Vocês não podem esperar por isso. Por isso, 80% do dinheiro necessário irá sair do meu bolso. A seguir saiba por que vou fazer isso.

O caminho
Olho pra trás. Vejo que aprendi mais que ensinei. Sem o GE não teria adquirido experiências que transformaram minha forma de pensar nesses últimos 12 meses que se passaram. O GE me mostrou e ensinou muitas coisas.

-Aprendi que os medos devem ser enfrentados, custe o que custar. São os medos que geram as experiências.
-Aprendi que por mais que haja esforço por traz de um trabalho, nem sempre há reconhecimento.
-Aprendi que nem sempre as coisas saem como planejadas.
-Aprendi á receber a critica, que na verdade é uma espécie de caminho para a perfeição.
-Organizar tarefas é o ato de administrar o tempo.
-A produtividade é o inverso da preguiça (não minto. a preguiça já aprontou comigo).
-Não há vitorias sem sacrifícios. Não há mérito sem suor derramado.
-E o mais importante: “Ensinar é mais que compartilhar informações, ensinar também é aprender”.

Escrevo no Gamescola para milhares de pessoas, se apenas uma pessoa aprender algo com o Gamescola, estarei verdadeiramente grato.

Agradecimentos
A você caro leitor que é a essência do GE. Agradeço á todos colaboradores que passaram pelo GE e fazem essa equipe maravilhosa. Grande abraço ao SemLimites que acreditou na idéia e hoje é nosso maior parceiro. Um salve pra força enviada por todos nossos parceiros.

"O GE era uma idéia, virou um site e transformou um pedaço da minha vida. Agora ele será novamente uma idéia, o ciclo chega ao fim e reinicia novamente. Faça parte dessa idéia você também."
Parabéns Gamescola.

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Primeiramente,queria dar os parabéns pelo 1º ano do site e desejo que o mesmo permaneça firme e forte por muitos outros anos.

    2º..O Gamescola é D+ mesmo,até lendo este post aprendi BASTANTE coisa.^^
    GE na veia,vlws.

    ResponderExcluir
  2. Os meus parabéns por este espantoso site.
    Continue assim e verá que vai ter muitas mais visitas.Até agora todas as dúvidas relacionadas com PSP tenho vindo tirar aqui, e por isso um muito obrigado.

    PARABÉNS!!!!!!

    ResponderExcluir