ÚLTIMAS
Carregando...

Conheça Seu PSP [Aula #2] PSP's 200X

Essa é a nossa segunda aula da serie Conheça Seu PSP e você caro leitor que possui um PSP ou pensa em adquirir um, não pode um perder nenhuma. A nossa segunda aula da serie > Conheça seu PSP < vamos falar do segundo modelo de PSP que são os Slim's, denominados pela serie 200X. Acompanhe...


PSP 200X (Slim) / Frente e Verso



Especificações
Processador: MIPS R4000 32bits (333MHz)
Memórias: 64MB RAM / 4MB DRAM / 2MB VRAM
Mídias: UMD (1.8 GB) / Memory Stick Duo
Conexões: USB 2.0 / Memory Stick / Stereo Head phone Out
Saída de vídeo: Vídeo Composto ou Componente para conexão com TVs
Comunicações: WiFi (i802.11) / USB 2.0
Tamanho: Aproximadamente 17cm x 7.4cm x 1.8cm
Peso: Aproximadamente 174g (incluindo bateria)
Tela: 4,3 polegadas / 16:9 widescreen TFT LCD / 480 x 272 pixels (16.77 milhões de cores)
Bateria: 3.6V - 1200mAh - Lithium-ion

O design
Muita coisa mudou com a chegada dessa versão Slim. Se compararmos essa versão 200X com a primeira 100X (Phat),veremos muitas diferenças, tanto estéticas quanto técnicas. Basta olhar a aparência que deixou de ser robusta (Phat) pra se tornar algo mais fino, sofisticado e luxuoso (Slim). Digamos que o que era bonito se tornou ainda mais belo, mas com uma desvantagem: a versão Slim causa um certo desconforto ao punho do jogador que o usa, pois o modelo Slim tem a sua carcaça traseira reta ao contrario do modelo Phat que tinha suas “curvinhas” que deixavam a mão do jogador bem apoiada e colocada sem causar nenhum desconforto.

O peso X tamanho
Se compararmos o peso do Slim com o do Phat, notaremos uma grande diferença. O Modelo Phat tem 260g, já o Slim tem 174g. São quase 100g a menos. Um redução de pesode aproximadamente 66%.As dimensões são quase as mesmas e o que muda é a largura que caiu de 2,3cm (Phat) para 1,8cm.

O hardware
O hardware não mudou muito, o processador ainda é o mesmo do Phat, mas quero dar destaque a quantidade da Memoria Ram do Slim que é o dobro da RAM do Phat que tem 32MB e o Slim, obviamente, tem 64MB. O muda com essa dobrada de RAM? A velocidade do sistema, não que seus jogos rodem de boa no Slim e são lerdos no Phat. Quando falo sistema me refiro às telas de loading e navegação fluida na XMB. Mas essa velocidade é milimétrica, quase não da pra notar. Se você tem um Phat não se esquente com isso.

Versões X placas
Uma coisa muita importante e que não poderia passar batido aqui é questão das versões 200X (2000, 2001, 2004, 2010...). A Sony desde os tempos arcaicos do nascimento da família PlayStation trava uma batalha dura e cruel contra os Hacker’s e a pirataria, batalha que dura até os dias atuais. A Sony depois de muita atualizações de Firmwares, que chegavam á ser até 2 vezes em um único mês, parou pra pensar e viu que só atualizar o seu firmware não bastava, foi ai então que os engenheiros eletrônicos da “gigante nipônica” criaram novas placas que impediam o uso da "Pandora", uma bateria que dava muita dor de cabeça a empresa. Com a chegada das novas remessas de modelos 200X, as tais placas foram aparecendo e fez muita gente brikar seu PSP.
E que placa é essa Waldeir? São as placas de numerações TA-088-V3 em diante. Essas placas não permitem o uso da pandora e nem instalação de CFW’s M33 ou 5.50 GEN.
E como faz pra desbloquear um PSP com essas placas (do capeta)? Para poder rodar jogos direto do MS com PSP’s com a tal placa, usamos o método de debloqueio ChichenR2 ou MHUSpeed, que são dois hack’s com a mesma funcionalidade para esses PSP’s de modelo 200X com a TA088V3.
Waldeir, como faz pra identificar a placa do meu PSP? É bem simples, veja abaixo:

Verifique o firmware do seu PSP:

Definições-> Definições de Sistema-> Informações de Sistema-> Software do Sistema para ver a versão do seu firmware.

Veja a lista e compare com o seu caso:

Versão x.xx M33 – Parabéns! Seu PSP não tem a placa do capeta.
Versão 5.50 GEN-X – Parabéns! Seu PSP não tem a placa do capeta.
Versão inferior á 5.03 OFWInstale o Chickhen clicando aqui
Versão superior á 5.03 OFWRecomendo esse post do ForumNewInside

OK Waldeir, eu já instalei o Chicken.
Então vamos descobrir qual a placa do seu PSP

E eu Waldeir? Não tenho a placa o capeta, mas posso saber qual a minha também?
Sim : )

Baixem o PSPident

- Descompacte o arquivo Copie a pasta PSPident que se encontra dentro do mesmo
- Cole a pasta PSPident dentro do seguinte diretório em seu MS (MemoryStick): PSP > GAME
- No PSP vá em Jogos > MemoryStick, execute o PSPident
- Espere alguns instantes, uma tela será mostrada, e uma imagem será criada automaticamente e será salva na raiz do MemoryStick,nomeada de pspident_xxx.bmp

Vou usar como exemplo a imagem que foi gerada no meu PSP



O meu é um 2001 com a placa TA-088-V2 e logo abaixo temos um diagrama com as placas que podem ou não usar CFW e a Bateria de Pandora.



Gamescola Fala
Agora que você conheceu mais sobre seu PSP, vamos ver quais as vantagens e desvantagens da serie 200X. O bom do 200X é a saída de vídeo composta que nós permite jogar em uma TV, coisa que não se faz no PSP Phat. Outra coisa boa é a nitidez da tela do 200X que supera a tela de Phat.

Pontos negativo pro 200X são poucos: falta o InfraVermelho presente e exclusivo no 100X, a placa do capeta (não em todos) e a péssima empunhadura dele que atrapalha muito na jogatina além de causar desconforto ao jogador.


A opinião do autor: Do meu ponto de vista, o modelo 200X é o melhor, mesmo sem ter as utilidades dos outros modelos (100X/300X) e apesar dos seus defeitos ele é sem sombras de duvidas o mais flexível (pra se desbloquer e coisa e tal), quem tem um sabe disso e concorda com as minhas palavras. Mas cada um tem seu ponto de vista e gosto é algo que não se descute, mas fica a dica, se for comprar um PSP, procure pelo modelo 200X pode até ser usado (já que não se encontra nas prateleiras) e de preferência sem a placa do capeta.

Essa foi a segunda aula da serie Conheça Seu PSP, amanhã teremos a terceira aula e vamos falar dos PSP’s de modelo 300X. Não percam e até a próxima...

Especial THX's: agradecimentos especiais para o menbro hunter0617 e para o NewInsideForum.

5 comentários: Leave Your Comments

  1. Bixo postei como anônimo pq sou uma topeira pra essas parada,meu nome é Fabio tenho 32 anos casado(subentende-se o meio mais caro de ter a perseguida de graça)e dois bacurizinhos um muleke de 9 e uma menina de 1,5 jogo video game desde quando invadia a casa da minha vó pra jogar o atari dos meus primos escondido,com eles lá sem chance mas enfim passo para parabenisa-lo pelo ótimo se não o melhor site de psp que já vi até então sem fins lucrativos e ensinando os tapados como eu a entender um pouco melhor o pequeno notável que temos nas mãos,o meu pelo que entendi é o slim(2000)tá com a firm 5.50 GEN-D3 que inclusive atualisei aqui,rodando todos os jogos recem lançados perfeitamente,para onde vou levo meu psp inclusive ele já andou mais de carro comigo do que minha muié já que tenho o suporte e ligo a saida p2/rca na entrada aux.do x-plod da sony é craru e rola varios rock n´rool que converto para mp4 e taco no bixim,mas é isso ai continue com belo trampo que vc faz no seu site que Deus lhe de e aos seus queridos muita saúde o resto nóis se vira nénão abç té mais.
    fabio.maldonado@globo.com

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Fabio, um coment desse pode ser até anonimo, mas já mais pode passar batido aqui no blog, pois é esse o nosso melhor pagamento : um coment igual ao seu. Se vc leva seu PSP pra todo canto então somos 2, meu PSP é a minha companhia fiel e só me trai quando a bateria acaba :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente este comentario do Fabio é de tirar o chapéu podemos até sentir o sinceridade desse rapaz e vo6 Game escola vo6 são D+ mais uma vz PARABENS

    ResponderExcluir
  4. Joao (msn@mobplus.net)18/07/2010, 15:12

    Eu usei aquele programinha e deu que é a TA-088 v1/v2... nao sei como mas eu comprei e o cara disse q tinha pandora... e ai fala que nao da pra fazer pandora

    ResponderExcluir
  5. Joao, "não dá pra criar uma pateria pandora", mas usar pandora para desbloquear ou repará-lo dá sim numa boa

    ResponderExcluir